O poder do convencimento



O poder da palavra falada é inegável. Em todas as grandes crises e desdobramentos da história, encontramos grandes discursos que influenciaram o resultado. Grandes discursos motivaram os cidadãos a combater a injustiça, repelir a tirania e dar vida a uma causa digna. As palavras ditas podem levar as pessoas a arriscarem a vida, derramarem lágrimas, rirem alto, se comprometerem com a virtude, mudarem de vida ou se sentirem patrióticas. O poder da fala pode ser usado para o bem ou para o mal e vem sempre com grande responsabilidade.

Toda oratória é falar em público, mas nem todo discurso em público é oratória. A palestra de um professor, o discurso do padrinho de casamento, o discurso de um candidato político, todas essas coisas não são necessariamente oratórias, mas podem ser elevadas a esse status.

Se falar em público é fast-food, a oratória é gourmet. Não por pretensão ou inacessibilidade, mas pelo fato da oratória estar acima do comum; é preparada com paixão, repleta de criatividade, tem estrutura montada e é trabalhada com talento para oferecer uma experiência extraordinária a quem ouve.

A oratória não é apenas falar, mas um discurso que agrada aos nossos sentimentos mais nobres, anima nossas almas, desperta paixões e emoções, inspira ações e a atitude.

Embora a maioria das pessoas nunca convoque tropas para a guerra ou debata um projeto de lei, toda pessoa deve estar preparada para a oratória. Seja fazendo o discurso do padrinho, argumentando em um conselho da cidade, fazendo uma proposta no trabalho, apresentando sua empresa, produto ou serviço, ou fazendo um elogio, acredite, você será convidado a falar publicamente pelo menos algumas vezes em sua vida.

Não seja a pessoa que treme e estremece ao ler isso. Seja a pessoa que acolhe, ou melhor, aprecia a oportunidade de mover e inspirar as pessoas com o poder de suas palavras, com o poder do convencimento.

Quando surgir uma oportunidade de falar em público, seja a pessoa em quem todos pensam primeiro em dar essa oportunidade, e se você não sabe como fazer isso, procure um treinamento de oratória, e com certeza você será lembrado sempre por convencer pessoas.


Armando Di André Comitre Rigo
Provocador de Ideias e Atitudes
www.facebook.com/provocadorideiasatitudes

Para palestras e atendimento de Coaching ligue: (13) 98191.4350


Foto: Pixabay



Comentários
* O e-mail não será publicado no site.